Na festa de São José, castíssimo esposo da Virgem Maria, o Santo Padre nomeou um novo Bispo Diocesano para a Palmares, no estado do Pernambuco: Dom Henrique Soares da Costa, até então Bispo Titular de Acúfida e Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju-SE.
Dom Henrique é um jovem Bispo, completará no próximo mês 51 anos. Nasceu em Penedo, Alagoas, mas, incardinou-se no clero da Arquidiocese de Maceió. Desde o segundo semestre de 2009 era Bispo Auxiliar de Dom José Palmeira Lessa, na Sede Metropolitana de Aracaju, em Sergipe.
O novo Bispo Diocesano é conhecido nacionalmente por suas pregações fiéis à doutrina, sua liturgia bem celebrada e sua viva presença na internet, os novos areópagos da sociedade. Desde os tempos de Cônego em Maceió e mesmo depois de Bispo, ele mantém sua atuação apostólica até mesmo nas redes sociais.
A Diocese de Palmares, sufragânea de Arquidiocese de Olinda e Recife, estava vacante em virtude da renúncia de Dom Genival Saraiva de França por limite de idade, em conformidade com o Direito. O agora Bispo Emérito deve permanecer no cargo de Presidente do Regional Nordeste II da CNBB até 2015.
Palmares foi desmembrada da Arquidiocese de Olinda e Recife e da Diocese de Garanhuns em 1962, pelo Beato João XXIII. Uma diocese com muitos desafios pastorais, espalhados em quase 4.000 km² entre as 20 paróquias da diocese. Dom Henrique será o III Bispo Diocesano e ao lado de Dom Fernando Guimarães - Bispo de Garanhuns e seu amigo pessoal - completa o time de ferro dos conservadores do nordeste brasileiro.
Rogamos a Deus pela intercessão de São José e de Nossa Senhora da Conceição do Montes, Padroeira da Diocese, que abençoe o pastoreio de Dom Henrique à frente desta porção do Povo de Deus.
Há um ano Dom Henrique concedeu entrevista a nosso Blog, Confira:
Nenhum comentário:
Postar um comentário