Páginas

sábado, 27 de outubro de 2012

24 de Novembro: Novo Consistório!

Por Seminarista Ânderson Barcelos Martins


No último dia 24 de outubro, durante a tradicional Audiência Geral das quartas-feiras, o Santo Padre Bento XVI anunciou um consistório, para a criação de seis novos purpurados.

Este será o menor consistório desde 27 de junho de 1977, quando o Servo de Deus, Papa Paulo VI criou apenas quatro novos cardeais, entre eles o alemão Joseph Ratzinger, então Arcebispo de Munique e Freising.

Esta assembleia, que se dará em 24 de novembro próximo, não contará com a presença de nenhum europeu e apenas um deles pertence a cúria romana, os outros cinco ocupam sedes episcopais, duas quais duas de rito oriental. 

Na manhã do dia 27 de outubro, ao encerrar as atividades do Sínodo sobre a Nova Evangelização, o papa justificou o motivo da elevação dos senhores bispos ao cardinalato:

"Quis com este pequeno Consistório completar o Consistório de fevereiro, no contexto da Nova Evangelização, com um gesto da universalidade da Igreja, mostrando que a Igreja é Igreja de todos os povos, fala em todas as línguas, é sempre Igreja em Pentecostes; e não Igreja num continente, mas Igreja universal. Quis expressar este contexto, esta universalidade da Igreja que é também a expressão bonita desse Sínodo" – destacou o Santo Padre.

Conheça agora os novos príncipes da Igreja:



Arcebispo James Michael Harvey
63 anos, norte americano 
Desde 1998 era Prefeito da Casa Apostólica
Foi nomeado Arcipreste da Basílica Papal de São Paulo, extra-muros.



 Béchara Boutros Rai
72 anos, libanês 
Patriarca de Antioquia dos Maronitas desde março de 2011.


Arcebispo Baselios Cleemis Thottunkal
53 anos, indiano
Arcebispo-Maior de Trivandrum dos Siro-malakares


Arcebispo John olorunfemi Onaiyekan
68 anos, nigeriano
Arcebispo Metropolitano de Abuja


Arcebispo Rubén Salazar Goméz
70 anos, colombiano
Arcebispo Metropolitano de Bogotá



Arcebispo Luís Antonio Tagle
55 anos, filipino
Arcebispo Metropolitano de Manila 


Aos 53 anos, o cardeal Baselios Cleemis Thottunkal será o mais jovem purpurado. 

Com o anúncio dos novos cardeais, a contar da data de sua criação, o Sacro Colégio Cardinalício passara a  contar com 211 membros, dos quais 122 com direito a voto em um eventual conclave.

Nenhum comentário: