Páginas

sábado, 10 de novembro de 2012

Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro tem novo Abade


Por Seminarista Ânderson Barcelos Martins

O histórico e valoro mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro - fundado em 1590 – está em festa.  A Sagrada Congregação para os Institutos de vida consagrada e as sociedades de vida apostólica, através de seu Cardeal-Prefeito, o brasileiro Dom João Braz de Aviz, aceito a eleição de seu novo Abade, Dom Filipe da Silva, O.S.B.

O novo Abade, Dom Filipe da Silva

O monge Benedito, eleito para a função de 87° abade na Abadia de Nossa Senhora do Monteserat no Rio de Janeiro é alagoano e tem cinquenta anos de idade. Desde 2006 exercia o cargo de Abade no Mosteiro de São Bento, em Olinda.

A abadia carioca encontrava-se vacante desde 11 de agosto de 2010, quando o então Abade Dom Roberto Lopes, pediu renúncia. O abade havia sido nomeado Vigário Episcopal para a Vida Consagrada da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. 

O antigo Abade, Dom Roberto Lopes

Por decisão dos próprios monges a abadia ficou vacante, e foi sendo governada pelo monge prior, Dom Henrique Coelho. Porém, dois anos são o limite previsto pela legislação canônica para a eleição de um novo abade.

Fachada do Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro

Por ser uma transferência de abadia, o que é raro, talvez não aja bênção abacial, como é comum no início do exercício de um Abade. E por tal motivo, foi que o Cardeal Aviz, tendo analisando os fatos e circunstâncias concedeu autorização expressa de sua congregação.
A posse canônica do novo abade ainda não foi definida, mas, possivelmente será no próximo mês.

Rezemos pelo novo Abade, e por seu Mosteiro de São Bento!

Nenhum comentário: