Páginas

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Enrico Dante, Magistri Caeremoniarum



Enrico Dante (5 de julho de 1884, 24 de abril de 1967) foi um Italiano Cardeal do Igreja Católica Romana. Ele serviu como Mestre de Cerimônias Papas de 1947 até sua morte, e foi elevado ao cardinalato em 1965.

Seu rosto tornou-se muito conhecido depois de assistir a Papas em sua Missas e outras cerimônias por quase vinte anos.

Enrico Dante nasceu em Roma. Ele tinha duas irmãs e um irmão que era um missionário no Brasil. Dante estudou em Paris e depois na Colégio Capranica em Roma. Ele também participou da Pontifícia Universidade Gregoriana, de onde recebeu os doutorados em filosofia, teologia, Direito Canônico e direito civil; Da Sacra Rota Romana obteve um diploma de Rotale Defensor.

Ele foi ordenado ao sacerdócio no dia 3 de julho de 1910 pelo Patriarca Giuseppe Ceppetelli. Dante ensinou filosofia na Pontifícia Universidade Urbaniana 1911-1928, e depois a teologia até 1947. Ele começou a trabalhar como um funcionário do Penitenciaria Apostólica em 1913, e tornou-se membro do Colégio Pontifício Ceremônias em 25 de março de 1914. Em 1923, juntamente com os seus deveres como Cerimoniário Papal, ele entrou na Congregação dos Ritos, da qual mais tarde foi nomeado suplente em 28 de setembro de 1930. Ele foi elevado à categoria de Prelado Doméstico de Sua Santidade e Subsecretário da Congregação de Cerimônias em 1943.
Nomeado Prefeito da Pontifícia Cerimônias em 13 de junho de 1947, Dante foi incumbido de assistir e supervisionar as funções desempenhadas pelo sagrado Papa e outros Cardeais. Em 1953, ajudou no consistório do Papa Pio XII, a quem profundamente reverenciava. Em 1959 foi nomeado Pró-secretário da Congregação dos Ritos e, posteriormente, o seu secretário em 1960. Em 1960, a revista Time nomeou-o um candidato provável para a adesão no Colégio dos Cardeais, uma especulação, que foi motivada pelo anúncio de Papa João XXIII, Que ele havia nomeado três pessoas para Cardeais. Como Cerimoniário Papal, ele participou dos Conclaves de 1914, 1922, 1939, 1958E 1963, E coroações de Papas Bento XV, Pio XI, Pio XII, João XXIII, e Paulo VI.

Em 25 de janeiro de 1959, ele organizou o Consistório extraordinário, que anunciou o Vaticano. Em 28 de agosto de 1962, foi nomeado Arcebispo de Carpasia. Dante recebeu a sua consagração episcopal no seguinte 21 de setembro de João XXIII ele, com Arcebispos Francesco Carpino e Pietro Parente servindo como co-consagrantes, no Latrão. Em seguida, ele participou do Concílio Vaticano II (1962-1965), cujas reformas Enrico Dante não aprovou.

Dante foi criado Cardeal Presbítero de Sant'Agata dei Goti do Papa Paulo VI no consistório 22 de fevereiro de 1965. Durante a cerimônia, o Papa Paulo VI acidentalmente concedeu o barrete de Lawrence Shehan em Dante, fazendo com que o barrete a cair sobre as orelhas.




Ele morreu no início da manhã de 24 de abril de 1967, em Roma, aos 82 anos, e foi sepultado na sua igreja cardinalícia de S. Agata dei Goti.

Abaixo podemos observar algumas fotos do Magistri Caeremoniarum, Enrico Dante:

Enrico Dante, Cerimoniário do Papa Paulo VI, antes da "conclusão" do Concílio Vaticano II"

Cerimoniário do Papa João XXIII

Mestre dos Mestres das Cerimônias Pontifícias, cerimoniando o Papa Pio XII, a quem mais reverencio nos Pontificados.


3 comentários:

Anônimo disse...

Tenho vários filmes do Papa Pio XII, no qual Enrico Dante aparece junto a Eugenio Pacelli, foi um santo homem, muito interessante esse blog lembra-lo parabéns a todos vocês que fazem com que os grandes homens da nossa Igreja sejam lembrados. Amei.

Unknown disse...

Uma dúvida. Queria saber prq ele usava cruz peitoral ? Nuam é uma insígnia episcopal ?

Unknown disse...

Caro Danilo, Enrico Dante foi sagrado bispo e depois criado Cardeal, como bem podes ler na postagem.
Fraterno abraço,
Em Cristo.