Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2009

Caritas in veritate


Cidade do Vaticano, 29 jun (EFE).- O papa Bento XVI confirmou hoje que sua terceira encíclica, titulada "Caritas in veritates" (Caridade na verdade), leva a data de hoje, 29 de junho, festa de São Pedro e São Paulo, padroeiros da Igreja Católica Apostólica Romana.

O papa falou assim perante milhares de fiéis que assistiram na praça de São Pedro do Vaticano a reza do Angelus. Segundo o pontífice, a publicação da encíclica "está próxima".

"Caritas in veritates", disse o papa, retoma os temas sociais contidos na encíclica "Populorum progressio", de 1967, escrita por Paulo VI.

Bento XVI ressaltou que pretende "se aprofundar" em alguns aspectos do desenvolvimento integral do homem nesta época e defende um "progresso sustentado, em pleno respeito à dignidade humana e às exigências reais de todos os seres humanos".

À espera de conhecer o texto, o papa disse recentemente que o documento frisa os valores que os cristãos "promovem e defendem sem descanso" em defesa do homem, "necessários para que se possa realizar uma convivência humana verdadeiramente livre e solidária".

Sobre a data de publicação, a imprensa italiana assegurou este fim de semana que pode sair em 6 ou 7 de julho, coincidindo com a reunião em L'Aquila (Itália) do Grupo dos Oito (G8, que reúne os sete países mais desenvolvidos do mundo e a Rússia)

Fontes do Vaticano assinalaram hoje que ainda não foi fixada a data de apresentação, já que o texto ainda não foi traduzido completamente a alguns idiomas importantes.

Um comentário:

Celso Eduardo Semper Idem disse...

Quão boa, justa e necessária é a celebração da Santa Missa com toda a dignidade e decoro que são devidos, como encontramos plenamente no Rito Extraordinário. Até mesmo na simples foto do sacerdote ajoelhado adorando o Augusto Sacramento acabado de consagrar sobre a Ara do Altar, encontramos uma lição de fé e de piedade!