Páginas

terça-feira, 21 de abril de 2009

Arquidiocese acolhe Dom Orani


Um dia histórico para a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Dez mil pessoas na Catedral Metropolitana, transmissão ao vivo pelas redes de TV católicas, autoridades civis e eclesiásticas de todo o país. A posse de Dom Orani João Tempesta, novo Arcebispo do Rio, foi o grande evento da Igreja Católica neste domingo da Misericórdia, dia 19 de abril.

- Assumo hoje a Arquidiocese do Rio de Janeiro como alguém que é assumido por esse povo e, ao mesmo tempo, que vem para viver a vida de cada dia: visitar as pessoas, as comunidades, o povo, tentando encontrar os melhores caminhos para uma vida melhor, mais justa e solidária.

Entre as autoridades civis estavam presentes o prefeito do município do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o vice-governador do estado do Rio, Luiz Fernando Pezão e a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa.

- Nós viemos com a tristeza de quem perde um arcebispo da qualidade de Dom Orani, mas ao mesmo tempo com uma imensa alegria por saber que Deus só coloca nas mãos de quem tem condições, missões tão difíceis. Ele sempre mostrou a sua opção pelos mais pobres, sua vontade de fazer parceria, e soube construir essas parcerias para melhorar a vida dos mais necessitados, explicou a governadora do Pará.

Dom Geraldo Lyrio Rocha, presidente da CNBB e Arcebispo de Mariana-MG, Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Geraldo Magela, Cardeal Arcebispo de Salvador, Dom Eugenio Sales, Cardeal Arcebispo Emérito do Rio, entre outros, representaram a Igreja do Brasil na posse do novo pastor do Rio, além dos bispos auxiliares desta Arquidiocese.

Com quase três horas de duração, a missa de posse começou após a chegada de Dom Orani Tempesta à Catedral, ao lado de Dom Eusébio Scheid e do Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri. Depois de entrarem pelo vão central da Catedral, os três se dirigiram à capela do Santíssimo Sacramento para orar. De lá, seguiram para se paramentar e teve início a celebração.

Depois de ouvir a leitura da Carta Apostólica do Papa Bento XVI e as palavras do Núncio, Dom Orani recebeu o báculo de novo pastor do povo carioca e assumiu a presidência da celebração. A homilia, porém, foi feita pelo Cardeal Arcebispo Emérito Dom Eusébio Oscar Scheid.

- Hoje na liturgia está no centro a misericórdia e a fé. Dom Orani começa o seu goveno pastoral com muita fé, com muito amor e nas horas difíceis coloque também os dedos nas chagas de Cristo. O senhor está aqui por causa do seu Senhor e seu Deus e é por isso que nós desejamos a Ele que permaneça conosco, disse Dom Eusébio em sua homilia.

Dom Orani tomou a palavra no final da celebração e disse de sua alegria em estar com o povo carioca.- Desde minha nomeação tantos me falaram de vocês, do carinho, da fé, do entusiasmo e agora venho para servir. Coloquei um espaço no meu coração para amá-los. Eis me aqui.

De Belém do Pará, arquidiocese que Dom Orani deixa para assumir a Igreja no Rio, vieram desde a governadora do Estado a fiéis leigos que atuavam por lá.

- Considero Dom Orani um santo padre, que valoriza muito a oração. Entre as mudanças que ele fez, enquanto Arcebispo de Belém, destaco a organização de uma capela onde o Santíssimo Sacramento fica exposto 24 horas, lembra Maria da Conceição Souza, da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, de Belém do Pará.

A emoção da festa contagiou os cariocas. Representantes de várias paróquias participaram da posse e aguardam com esperança as ações do novo Arcebispo.

- A gente espera que ele (Dom Orani) venha cheio do Espírito Santo pra conduzir as ovelhas que Dom Eusébio passou pra ele hoje. A expectativa é que as coisas vão melhorar muito na nossa Igreja, que já é linda, afirmou Néia Azevedo, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, da Glória.

Entre os milhares de fiéis, um grupo chamava atenção pela concentração e silêncio. Cerca de 20 surdos acompanhavam com entusiasmo cada momento da celebração da posse. O professor César Bacchim através da Libras (Língua Brasileira dos Sinais) reproduzia cada palavra que era dita no altar.

- Tivemos hoje na missa um surdo e uma cega participando da procissão. Então pra nós foi uma união mesmo, como o lema do Arcebispo ‘para que todos sejam um’, é bom que ouvintes e surdos estejam juntos, afirmou o professor.

Em entrevista à imprensa, após a missa, Dom Orani falou de sua emoção como novo Arcebispo do Rio.

- Me sinto muito emocionado em poder acolher o chamado do Santo Padre de vir aqui ao Rio de Janeiro para servir, não só a Igreja Católica, mas servir como um sinal para toda essa cidade que clama por vida, por paz e por fraternidade.

Nenhum comentário: