Páginas

quinta-feira, 4 de abril de 2013

O Arcebispo Piero Marini, terror dos liturgistas está de volta?

Circula na imprensa italiana a informação de que o Arcebispo Piero Marini, atual Presidente do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais e antigo Mestre de Cerimônias litúrgicas do Santo Padre no período de 1987-2007 estaria de volta, ressurgindo das cinzas, como uma velha fênix.



Piero foi substituído em outubro de 2007, por Guido Marini. Numa manobra arquitetada pelo Cardeal-Secretário de Estado, Tarcísio Bertone que quando Arcebispo de Gênova teve contado com Guido, que oriundo do clero genovês.


Conta-se nos corredores romanos que o último a saber da transferência foi o próprio Piero, que indignado se resignou a conduzir o comitê eucarístico.





Piero, ordenado Bispo pelo Beato Papa João Paulo II em 2000, ao qual serviu por longos anos, sobretudo no período de sua grande debilidade física e do qual organizou os funerais em 2005.











O Arcebispo italiano ficou mundialmente conhecido por ter organizado o jubileu do Ano Santo de 2000, por ter conduzido os funerais de Wotyla e ter dito o famoso “extra omnes” do Conclave que elegeu Ratizinger como Bento XVI em abril de 2005.



Piero que parece ter levado um “Chega pra lá” do Papa Bento e sua Cúria foi recebido em audiência privada pelo Papa Francisco na manhã de hoje. Além dele o santo Padre recebeu ainda Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos e o norte-americano Cardeal James Michael Harvey, Arcipreste da Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros.

Evidentemente o teor dos colóquios entre o Papa e Piero não foram revelados, mas há quem diga por ai que ele volta. 














Talvez como o novo Prefeito para a Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos no lugar do “pequeno Ratzinger” o conservador Cardeal espanhol Antonio Cañizares Llovera. 

Nenhum comentário: