Páginas

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dom Orani toma posse como novo Arcebispo

Dom Orani recebendo o governo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro


O novo arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, tomou posse hoje, 19, de suas atividades no pastoreio da arquidiocese.

A acolhida de Dom Orani foi em Missa celebrada na Catedral São Sebastião, com a presença do Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, o Cardeal Arcebispo de Salvador (BA), Dom Geraldo Majella, os Cardeais do Rio de Janeiro, Dom Eusébio Scheid e Dom Eugênio de Araújo Sales, e inúmeros Arcebispos e Bispos, além de sacerdotes e diáconos da arquidiocese, autoridades civis, como o Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito da cidade, Eduardo Paes, e os fiéis que lotaram a Catedral, cerca de 20 mil pessoas.

Dom Eusébio deu início à Celebração e acolheu aos fiéis presentes e seus irmãos no episcopado. Em seguida, ocorreu a leitura da Carta Apostólica do Papa Bento XVI que nomeou Dom Orani como novo arcebispo do Rio de Janeiro.

Missão do bispo

O Núncio Apostólico, Dom Lorenzo, leu sua mensagem ao novo arcebispo e lembrou um pouco da história do Rio de Janeiro, uma das sedes episcopais mais antigas do Brasil, cidade marcada por fortes raízes religiosas mas também por grandes desafios. Dom Lorenzo destacou que a missão de Dom Orani está em "ensinar, santificar e governar o povo de Deus".

E disse aos fiéis: "Deus escolheu Dom Orani para ser vosso pastor, acolhei-o com grande afeto e abertura de coração, como vosso pai espiritual, procurando ver nele o exemplo de Jesus, Bom Pastor".

Finalmente, junto com Dom Eusébio, Dom Lorenzo entregou o báculo a Dom Orani simbolizando a entrega da Arquidiocese em suas mãos. Em seguida, o novo arcebispo foi saudado por seus irmãos no episcopado e presidiu o restante da Celebração.

Em sua homilia, Dom Eusébio, falou sobre a missão do bispo, que deve ser "sacramento da bondade de Deus". Em seu sorriso, seus gestos, sua fala, tudo deve transparecer a força e a eficácia dessa bondade.

E referindo-se a Dom Orani, convidou-o a ser sempre um promotor da vida e da verdade em qualquer momento.

Mensagem de Dom Orani

Em suas primeiras palavras como Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani fez um agradecimento a Deus que nos enviou Jesus Cristo, nosso Salvador, e que nos conduz com seu Espírito Santo. [Ouça a íntegra]

Dom Orani destacou que chega na arquidiocese "como cristão, discípulo de Jesus Cristo, que foi escolhido como apóstolo para anunciar o Reino de Deus a todos. Venho como um cristão que sabe que toda terra é sua pátria e não se sente estrangeiro em nenhum lugar, mas que, também, caminha para a Pátria Definitiva".

Ao lembrar de todos os lugares por onde passou desde sua juventude, destacou que chega ao Rio de Janeiro, "carregado pelas orações de milhões de irmãos e com o compromisso de continuarmos unidos, levando adiante a nossa vida de evangelização".

"Venho para tornar-se não só habitante desta cidade, mas para viver a vida e as lutas dos que aqui fazem a sua morada", enfatizou.

Refletindo sobre seu lema "Que todos sejam um", disse que é o que pretende vivenciar em todas as realidades, para que a Igreja, com suas diversidades de dons e carismas, na unidade possa evangelizar, para que o mundo creia, diante das contrariedades que hoje afligem a sociedade.

E, sobre os desafios, destacou que não traz soluções prontas, mas sim "abertura para o diálogo e reflexão que nos ajude a encontrar os melhores caminhos para a solução dos problemas".

Ao final da Celebração, Dom Orani concedeu a bênção apostólica com indulgência plenária aos fiéis presentes na Catedral.

2 comentários:

Question Your Truths disse...

ola Ciro Quintella Lacerda você escreveu um comentario no Blog da Familia Lacerda na postagem onde conto sobre a historia da familia e de onde provem o nome...


primeiramente eu gostaria de pedir desculpas por não ter citado o seu nome e a fonte original de onde retirei aquele texto mas pretendo o mais breve possivel consertar este erro

no comentario que fez você disse possuir um livro e que possui as fotos do brasão da familia lacerda

se você puder disponibilizar estas fotos ou qualquer outra informação referente a nossa familia por favor entre em contato

para responder esta mensagem por favor responda ela nos comentarios do Blog familia lacerda ok

desde ja agradeço

Anônimo disse...

Dois comentários:
Dom Eusébio falou bobagem ao declarar, não exatamente com estas palavras, mas demosntrando que se deveria rezar pelas "igrejas irmãs" que elas continuassem a pregar o nome de Jesus, mesmo que fosse um "Jesus depurtado"....
Já Dom Orani defendeu um ecumenismo entre todas as religiões, que "todos fossem um"...

Estamos mal mesmo de Bispo!