

Segundo Mns. Guido Marini, mestre das Celebrações Litúrgicas de Sua Santidade, em entrevista ao jornal "Osservatore Romano", "o novo pastorale pode ser considerado para todos os efeitos o pastorale de Bento XVI". Segundo o religioso, a férula agora usada por Bento XVI é similar em sua feitura à de Pio XI, doada pelo Círculo San Pietro, tem 1,84m altura e pesa dois quilos e 530 gramas - 140 gramas mais leve que à de João Paulo II.
Inicialmente, Bento XVI utilizou o pastorale prateado introduzido por Paulo VI (usado também por João Paulo II) e também o do próprio Papa Wojtyla. Depois, desde o Domingo de Palmas de 2008, começou a usar a férula dourada em forma de cruz grega que pertenceu a Pio IX.
.
No centro da parte de trás desta nova férula papal estão desenhados o anel pascal. Aos lados da cruz, os símbolos dos quatro evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João. O símbolo de Pedro, o Pescador da Galileia, se encontra nas redes reproduzidas nos braços da cruz. No verso estão incisos: no centro, o monograma de Cristo e, nas quatro extremidades, os rostos dos padres das Igrejas do Ocidente e do Oriente, Agostinho e Ambrósio, Atanásio e João Crisóstomo -simbolizando Escritura e Tradição.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário