Páginas

sábado, 24 de novembro de 2012

Novos Príncipes da Igreja

Por Seminarista Ânderson Barcelos Martins


Na manhã deste dia 24 de novembro aconteceu na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o quinto Consistório Público do papado de Bento XVI. 



Esta cerimônia -que durou pouco menos de uma hora- iniciou por volta das 11 horas (horário romano). Foi marcada pela universalidade e unidade da Igreja, manifesta nos novos cardeais e suas vestes, eles são oriundos da África, da Ásia, da América e ainda participam de três ritos diferentes: O Romano latino, o Maronita e o Siro-Malancar. 

Os aplausos, os sorrisos, e os gritos de júbilo ecoaram na milenar Basílica de São Pedro. Bento XVI expressava uma comovente alegria, e soube se manifestar um grande pai ao consolar o Cardeal Tagle que se emocionou ao receber o barrete cardinalício.




Bento XVI disse que "através deste Consistório, gostaria de destacar de um modo particular que a Igreja é a Igreja de todos os povos, e é expresso por diversas culturas, dos diferentes continentes. É a Igreja de Pentecostes, na polifonia de vozes, que começa a cantar a um Deus vivo e harmonioso”. "



Realizada a proclamação das leituras e da homilia, o Santo Padre recitou a fórmula de criação, e deste modo proclamou solenemente o nome dos seis cardeais, a fim de os unir com um vínculo mais estreito à Sé de São Pedro. 

Após a proclamação, teve lugar à profissão de fé e o juramento dos novos cardeais, que prometeram fidelidade e obediência –até a morte- ao Papa e seus sucessores, “agora e para sempre”.




Seguindo até a frente do Pontífice, junto ao altar da confissão, cada novo cardeal ajoelha-se, para receber o barrete cardinalício, que Bento XVI impõe “como sinal da dignidade do cardinalato”, significando que todos devem estar pronto a comportar-se “com fortaleza, até à efusão do sangue”, se necessário for.

Seguindo a entrega, a cada cardeal, de uma igreja de Roma (título ou diaconia) – que simboliza a “participação na solicitude pastoral do Papa” na Urbe romana. Ainda se impõe a bula de criação cardinalícia, momento que é selado pelo ósculo da paz, entre o Pontífice e os demais membros do Sacro Colégio Cardinalício.




Durante este dia de sábado, os novos cardeais recebem seus convidados e amigos para celebrar a elevação ao senado da Igreja. No próximo domingo, solenidade litúrgica de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, o Papa vai presidir à missa com os novos cardeais, a partir das 09h30, na Basílica de São Pedro, na qual oferece ainda um anel aos purpurados para que se “reforce o amor pela Igreja”.




Durante a homilia do Solene Consistório, Bento XVI pediu aos novos cardeais para serem “intrépidos servidores do Evangelho” e para contribuírem para o anúncio do “novo reino” de Deus, que “vence toda a fragmentação e dispersão”.

“Os novos cardeais, representando várias dioceses do mundo, estão agora adicionados modo especial à Igreja de Roma, e reforçar os laços espirituais unir toda a Igreja, animada por Cristo, intimamente reunidos em torno do Sucessor de Pedro”, Encerrou o Pontífice.

Neste consistório foram Criados os seguintes Cardeais:



Cardeal-Diácono James Michael Harvey


63 anos, norte americano 


Arcipreste da Basílica Papal de São Paulo, extra-muros.


Titular da Diaconia de Pio , na Villa Carpegna











Cardeal-Bispo Béchara Boutros Rai


72 anos, libanês 


Patriarca de Antioquia dos Maronitas 











Cardeal-Presbítero Baselios Cleemis Thottunkal


53 anos, indiano


Arcebispo-Maior de Trivandrum dos Siro-malakares





Titular de São Gregório VII , em Villa Aurélio


(Antigo título de Dom Eugênio de Araújo Salles)





Cardeal-Presbítero John Olorunfemi Onaiyekan
68 anos, nigeriano
Arcebispo Metropolitano de Abuja
Titular de São Saturnino



Cardeal-Presbítero Luís Antonio Tagle
55 anos, filipino
Arcebispo Metropolitano de Manila 
Titular de São Felix de Cantalice a Centocelle


Cardeal-Presbítero Rubén Salazar Goméz
70 anos, colombiano
Arcebispo Metropolitano de Bogotá
Titular de São Geraldo Magella



Rezemos pelos novos Purpurados!

Nenhum comentário: