Páginas

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Parabéns, Eminência!

Dom Serafim Fernandes de Araújo, Arcebispo-Emérito de Belo Horizonte e Cardeal Presbítero de São Luís Maria Grignion de Montfort completa neste dia 13 agosto 90 anos de seu nascimento. 


Natural da cidade de Minas Novas, no Alto Jequitinhonha, Serafim fez seus estudos de Filosofia no Seminário de Diamantina. Ainda seminarista foi levado a Roma para cursar a Faculdade de Teologia, junto a Universidade Gregoriana, onde também obteve mestrado em Direito Canônico. 

Em 12 de março de 1949 na Basílica de São João do Latrão, a Catedral do Papa, foi ordenado sacerdote. Em meados de 1951 retornou ao Brasil onde exerceu diversas atividades pastorais até que em 19 de janeiro de 1959 foi nomeado Bispo Titular de Vewrinopoli e Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, aos 34 anos de idade. 

Em 07 de maio do mesmo ano ocorreu sua Sagração Epíscopal. O bispo ordenante foi Dom José Newton de Almeida Batista, falecido em 2001, então Arcebispo Metropolitano de Diamantina. Serafim assumiu como Auxiliar de Dom João Resende Costa, SDB e mais tarde, em 22 de novembro de 1982,  foi nomeado Bispo-Coadjutor com direito a sucessão.  

Assumiu a Arquidiocese de Belo Horizonte, como seu terceiro Arcebispo Metropolitano em 05 de fevereiro de 1986. Foi a frente desta importante diocese brasileira que foi Criado Cardeal por São João Paulo II, no Consistório público de 21 de fevereiro de 1998. Serafim foi único Cardeal que ocupou a Catedral de Belo Horizonte, acredita-se que sua criação deva-se ao contato íntimo que tinha com o Pontífice e por suas muitas contribuições sociais e culturais a sociedade mineira. 

Em março de 2004 passou a condução do báculo pastoral de Belo Horizonte para o atual Arcebispo, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, vindo de Auxiliar da Sé Primaz do Brasil. Atualmente o Cardeal Serafim reside em sua residência particular, no centro de BH. Permanece como forte influência eclesiástica e cultura da capital mineira e arredores, além de ser conselheiro do Atlético Mineiro.

Estão previstas duas homenagens para o Cardeal de nove décadas. Uma hoje a noite na belíssima Igreja de São José, no centro de Belo Horizonte e outra no próximo domingo, 17 de agosto, no Santuário de Adoração Perpetua da Arquidiocese na Serra da Piedade. 

Neste ano além dos 90 anos, Serafim completa 65 anos de Sacerdócio e 55 de episcopado. 

Parabéns, Eminência! 

Nenhum comentário: