Páginas

segunda-feira, 16 de março de 2009

Ano Sacerdotal - (19 de Junho de 2009 - 2010)


Por ocasião dos 150 anos da morte do Santo Cura d'Ars, João Maria Vianney, Bento XVI anunciou esta manhã que, de 19 de junho de 2009 a 19 de junho de 2010, se realizará um especial Ano Sacerdotal, que terá como tema: "Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote".

Segundo comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o Santo Padre abrirá este Ano presidindo a celebração das Vésperas, em 19 de junho, solenidade do Santíssimo Coração de Jesus e Dia de santificação sacerdotal, na presença da relíquia de Cura d'Ars trazida pelo Bispo de Belley-Ars. Bento XVI encerrará o Ano em 19 de junho de 2010, participando de um "Encontro Mundial Sacerdotal" na Praça S. Pedro.

Ainda de acordo com o comunicado, durante este Ano jubilar, Bento XVI proclamará São João Maria Vianney "Padroeiro de todos os sacerdotes do mundo". Além disso, será publicado o "Diretório para os Confessores e os Diretos Espirituais", junto a uma coletânea de textos do Santo Padre sobre temas essenciais da vida e da missão sacerdotal na época atual.

A Congregação para o Clero, em parceria com os Ordinários diocesanos e os Superiores dos Institutos religiosos, será o encarregado de promover e coordenar as várias iniciativas espirituais e pastorais. A finalidade deste Ano é ressaltar sempre a importância do papel e da missão do sacerdote na Igreja e na sociedade contemporânea, como também a necessidade de potencializar a formação permanente dos sacerdotes, relacionado-a com a dos seminaristas.

3 comentários:

Maria disse...

gostei muito da iniciativa do nosso Papa Bento XVI,de destacar neste ano os nossos Sacerdotes,que sao a figura de CRISTO para nos Cristaos.Sao seres humanos,que agem pela unçao DIVINA,instruindo-nos,mostrando-nos esse amor tao grande, tao maravilhoso ,tao inesplicavel que DEUS tem por cada um de nos,administrando e cuidando com amor de nossa Igreja,amando a Virgem Santissima e ensinando-nos a ama-la.COMO AGRADECER A DEUS POR TAO GRANDE BENEFICIO ,os nossos sacerdotes,que na EUCARISTIA se entregam ,se doam, com CRISTO,POR CRISTO, EM CRISTO, POR TODA IGREJA.

Adilson disse...

Muito importante esta iniciativa do Santo Padre. É hora e momento apropriados para uma reflexão a respeito da figura do padre em nossas vidas e na vida da comunidade.
São êles o elo de ligação do povo com Deus. Sem padre não há Eucaristia e sem Eucaristia não há Igreja, povo de Deus.
Lembremo-nos também daqueles que se preparam para dizer "sim" ao chamado do Pai; nossos seminaristas. Peçamos ao Senhor da Messe que envie cada vez mais operários para a Messe.

Anônimo disse...

Como são lindas as mãos consagradas ao Senhor! Como são lindas as mãos que celebram o mistério do amor de Deus! Fiquei bastante feliz com a iniciativa de lançar essa temática onde todos os irmãos do mundo se unem para rezar pelos nossos sacerdotes. O Ano sacerdotal vem despertar mais ainda o valor e a necessidade dos nossos irmãos ungidos para anunciar e testemunhar o Reino do amor de Deus.Que o espiríto Santo ilumine outros irmãos, suscitando mais vocações para a nossa igreja, para a nossa siciedade e para o mundo.