Páginas

domingo, 12 de janeiro de 2014

Festa do Batismo do Senhor




Neste domingo, 12 de janeiro, celebramos a Festa do Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo, com ela concluímos o tempo Litúrgico do Natal e passamos ao tempo comum. Este tempo nos revela a missão de Redentor e o chamado feito a cada um de nós quando de nosso batismo: sermos santos e anunciadores da boa-nova do Reino.

João, a quem se acrescentou o epíteto "Batista", foi o último dos profetas, sendo a ovelha que clamava no deserto pela conversão e pelo arrependimento. O Batismo por ele realizado as margens do  rio Jordão era o sinal de uma nova vida, marcada pela ruptura com este mundo profano e pecaminoso. Portanto, quando o próprio Deus encarnado se apresenta para ser batizado, João, seu primo, assusta-se. 

O autor e o princípio do batismo, mesmo sendo livre de pecado, apresenta-se para ser batizado, afim de dar exemplo e testemunho a todos os homens. Joao relutante batiza Jesus. Após a imersão, do céu uma alta voz clama: "Este é meu filho"...

Conosco também este fenômeno ocorre. Ao sermos aprofundados nas águas batismais nos tornamos livres de todo e qualquer pecado já cometido e passamos a ser filhos de Deus, merecedores do reino celeste. Apresenta-se a criatura gerada por Deus e ao ser submerso pelas águas surge um filho, amado por Deus.

O batismo é o sacramento porta da vida na fé. Com ele nos tornamos filhos do mesmo Pai e somos gerados em seu amor para o serviço. Com o batismo recebemos o legado da santidade. Tu e eu somos convocados a uma vocação comum: sermos santos. 

A santidade de vida consiste em corresponder o batismo, ou seja, viver em perfeito estado de vida que dê maior glória a Deus e anuncie, com nossa própria existência, o evangelho de Cristo, tornando nossa vida uma perfeita conformidade com o desígnio do Senhor.

O espírito da festa que hoje celebramos nos convida a meditarmos a essência de nosso batismo e o compromisso assumido no batismo e confirmado no crisma: ser verdadeiramente santos, discípulos e missionários do Senhor.

Nenhum comentário: