Páginas

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O Papa faz nomeações para o Brasil

Nesta quarta-feira, 29 de janeiro, o Santo Padre o Papa Francisco fez duas nomeações para o episcopado brasileiro. O Romano Pontífice nomeou um novo Bispo para Guarulhos (SP), diocese que estava vacante desde 2013 quando do falecimento de Dom Joaquim Justino Carreira, e acolhendo o pedido do Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, de contar com um novo colaborador do seu múnus episcopal, nomeou um novo Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Para Bispo da Diœcesis Guaruliensis o Papa nomeou:
 Dom Edmilson Amador Caetano, O.Cist.
Até então Bispo Diocesano de Barretos, no interior de São Paulo.


Dom Edmilson, que tem 53 anos de idade e pertence à Ordem dos Cistercienses, foi Abade do Mosteiro de Nossa Senhora de São Bernardo em São José do Rio Pardo entre 1997 a 2008, quando sucedeu ao Abade Dom Orani João Tempesta, nomeado Bispo de São José do Rio Preto.

Em Barretos, Dom Edmilson estava desde o ano de 2008, quando de sua Ordenação Episcopal. Sua transferência se dá no mesmo Estado de São Paulo, porém, deixará uma região mais interiorana e passará a um grande centro urbano e popular que congrega a Diocese de Guarulhos.

Foi nomeado como IV Bispo Diocesano em sucessão a Dom Joaquim Justino Carreira, um português que veio a falecer em novembro de 2013, vítima de câncer, aos 63 anos de idade. A Diocese de Guarulhos ainda chorava a perda do seu segundo Bispo, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, falecido em 2011, quando recebeu a notícia do câncer e do falecimento de seu novo pastor alguns meses depois. 

Guarulhos é uma diocese que está inserida numa região populosa e com desafios pastorais palpitantes. Ainda jovem, pois o Beato João Paulo II a criou em 1981, possui um longo e belo caminho a ser percorrido.
Rogamos a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Diocese, e a São Bernardo de Claraval, a cuja ordem pertence este prelado, que intercedam por seu pastoreio à frente desta porção do Povo de Deus. 
 
 
Para Bispo-Titular de Feradi maggiore e Auxiliar da Archidiœcesis Sancti Salvatoris in Brasilia,
Mons. Estevam dos Santos Silva Filho,
Do clero da Arquidiocese de Vitória da Conquista.

Mons. Santos Silva tem 45 anos e atualmente exerce, dentre outras, as funções de Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Candeias em Vitória da Conquista, ecônomo da Arquidiocese e diretor do Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias.
Sua Ordenação Episcopal está marcada para 30 de março em Vitória da Conquista. A Arquidiocese de Salvador passará, com esta nomeação, a contar com um quarto Bispo Auxiliar, que se junta a Dom Gilson Andrade da Silva (2011), Dom Giovanni Crippa, IMC (2012), e Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida  (transferido de Bispo Diocesano de Estância, no interior de Sergipe, em 2013), além do Arcebispo Primaz, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, e do Cardeal Arcebispo Emérito, Dom Geraldo Magella Agnelo.

Que o Bom Deus cumule seu ministério episcopal de muitas bênçãos e sua vida possa gerar muitos frutos ao reino.

Nenhum comentário: