Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Dom Bosco, santo, nosso modelo

Apropriemo-nos da experiência espiritual de Dom Bosco para caminhar na santidade segundo a nossa vocação específica !


“A glória de Deus e a salvação das almas”


"Estamos a concluir o triênio de preparação para o Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco. Depois de dedicar o primeiro ano a conhecer a sua figura histórica e o segundo ano a evidenciar os seus traços fisionômicos como educador e atualizar a sua práxis educativa, neste terceiro e último ano pretendemos ir à fonte do seu carisma, apropriando-nos da sua espiritualidade" Comentário do Reitor-mor dos salesianos, P. Pascual Chávez V.

Neste dia 31 de janeiro, com toda Igreja Universal, celebramos São João Bosco, Pai e Mestre da Juventude! Dom Bosco, além de padre e educador, é santo, e sua espiritualidade impulsiona a juventude a serem bons e honestos cristãos e santos cidadãos. Dom Bosco é pai da juventude que reza, caminha, curte, luta, trabalha, sonha, corre na conquista de seus ideais. Mas também é pai dos jovens que não creem, em nada esperam, que são atingidos pela globalização consumista e atacados por políticas públicas que agridem o direito da juventude. 

Dom Bosco é santo e nos ensina o caminho da caridade, do amor à Deus, à Liturgia; nos ensina a obediência como meio para alcançar o prêmio eterno. Em Maria, Dom Bosco nos aponta a Mãe e exemplo de educadora: Auxiliadora dos cristãos. 


"A verdade decisiva da fé cristã é que o Senhor verdadeiramente ressuscitou! Por isso, a vida definitiva com Deus é a nossa meta última e também a nossa meta desde agora, porque se fez realidade no corpo de Jesus Cristo. A espiritualidade juvenil salesiana é pascal e se deixa invadir por este significado escatológico. A tendência mais radical no coração do jovem é o desejo e a busca da felicidade. A alegria é a expressão mais nobre da felicidade e, com a festa e a esperança, é característica da espiritualidade salesiana. A fé cristã é anúncio de felicidade radical, promessa e comunicação da “vida eterna”. Estas realidades, contudo, não constituem uma conquista, mas um dom que nos manifesta ser Deus a fonte da verdadeira alegria e da esperança. Sem excluir o seu valor pedagógico, a alegria tem, antes de tudo, um valor teológico; Dom Bosco vê nela uma manifestação imprescindível da vida da graça" P. Pascual Chávez, SDB, Reitor-mor.





Que Dom Bosco e Maria Auxiliadora interceda pelo nosso apostolado, pelos leitores, pela Família Salesiana e por toda juventude!

Nenhum comentário: