Páginas

quinta-feira, 20 de março de 2014

Novo Bispo para São José dos Campos

Depois de nomear a Dom Henrique Soares da Costa para Bispo de Palmares (PE) o Santo Padre o Papa Francisco nomeou nesta quinta-feira um novo Bispo Diocesano para São José dos Campos (SP). Parece que o Romano Pontífice interessou-se pelo episcopado brasileiro a ponto de, fugindo do que é comum, fazer nomeações e transferências em outro dia da semana que não a tradicional quarta-feira. 


Para suceder a Dom Moacir Silva, nomeado em 24 de abril passado Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto (MG), o Papa nomeou Dom José Valmor César Teixeira, até então Bispo de Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Dom José Valmor é oriundo da Pia Sociedade de São Francisco de Sales, mais conhecidos como Salesianos de Dom Bosco. Nasceu em Rio do Sul, no Paraná, cidade de forte e marcada atuação salesiana. O novo Bispo Diocesano tem 61 anos e desde 2009, quando de sua eleição e sagração, estava na diocese baiana criada em 1962 pelo Beato João XIII e que agora passa a estar vacante. 

Ele será o IV Bispo diocesano de São José dos Campos, diocese criada em 1981 pelo Beato João Paulo II, e que teve como primeiro Bispo Dom Eusébio Oscar Scheid, SCJ, mais tarde criado Cardeal quando Arcebispo do Rio de Janeiro. Esta jovem, porém, pujante porção do Deus está divida em cerca de 3.181¹Km² nas suas 44 paróquias e é sufragânea da Arquidiocese de Aparecida, a "capital dos católicos brasileiros."

Que São José, Padroeiro da Diocese e onomástico do novo Bispo, interceda por seu pastoreiro! 

Nenhum comentário: