Páginas

sábado, 9 de março de 2013

Annuntio vobis gaudium magnum...



Extra, extra! Habemus Papam! O blog Dominus Vobiscum anuncia em primeira mão a eleição do novo Papa, sucessor de Sua Santidade Bento XVI. Depois de deliberarem, os senhores Cardeais, enclausurados na Capela Sistina, escolheram o novo Sumo Pontífice.

O novo Papa tem um nome de batismo, também um nome pelo qual exercerá o ministério petrino; o novo Papa tem uma nacionalidade (latino-americana, africana, asiática... oceânica... europeia), uma idade, um perfil; o novo Papa já tem um plano de governo, já sabe contra o que lutar, já sabe como anunciar o Evangelho nos dias conturbados em que vivemos. O novo Papa tem um rosto...



 “Quem instruíra o Espírito do Senhor? Que conselheiro o teria orientado” (Is 40,13). É isso que rezamos nas Laudes da quarta da terceira semana do saltério. Às vezes, tenho a impressão de que nossos ânimos ultrapassam o limite entre o fiel desejoso de ver novamente a Sé ocupada, de poder contemplar a Cátedra de Pedro mais uma vez tomada pelo Bispo de Roma, e o postulante ao cargo de conselheiro de Deus.

Diante de tantas especulações, é importante manter os pés no chão e as mãos postas; rezar mais, especular menos. É preciso deixar de lado os bolões e apostas. Não digo se calar diante de uma expectativa mais que normal, como quando a Santa Sé está vacante, mas me refiro a um bon sens, afinal, estamos diante de 115 vontades vermelhas. Usemos mais nosso tempo para rezar, pedir a Deus que essas 115 vontades sejam aconselhadas pelo Espírito de Deus, e não o contrário.



O resultado? O melhor para a Igreja, seja quem for o eleito. Cristo não deixará sua Igreja por um nome (humanamente) mal escolhido. O Evangelho nos garante isso. Portanto, não percamos mais noites de sono. Ele está conosco! O Espírito de Deus, nosso Conselheiro.

Nenhum comentário: