Páginas

quinta-feira, 14 de março de 2013

Papa vai a Basílica Liberiana

Conforme anunciou ontem, 13 de março, em sua primeira aparição pública como Pontífice, no balcão da Basílica de São Pedro o Papa Francisco visitou na manhã de hoje a Basílica patriarcal de Santa Maria Maggiore:

"Amanhã quero ir rezar a Nossa Senhora, para que ela possa velar por toda Roma", disse o papa ao final da bênção Urbi et Orbe.

Papa Francisco surge no frontispício da Basílica liberiana, 
acompanhado dos Cardeais Santos Abril y Castelló, Arcebispo Titular de Tamada, Vice-Camerlengo da Santa Igreja Romana e Arcipreste da Basílica de Santa Maria Maggiore e de Agostino Vallini, Vigário-Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma.
(Foto: Reuters)

O Santo Padre chegou a Basílica Liberiana por volta das 08 horas (horário romano) e permaneceu em oração por cerca de 30 minutos. Ao final saudou sacerdotes e funcionários.

Um dos sacerdotes que estava presente ao encontro com o novo papa, o dominicano Pe. Ludovico de Mello disse em entrevista ao site G1.com: "Foi algo muito emocionante, fantástico, inesquecível. A bondade e a paternidade que se veem no novo Santo padre são enormes. É preciso se encontrar com ele para entender".


"O Santo Padre chegou a Basílica, rezou junto à Maria. Depois nos saudou, cumprimentou todos individualmente, falou algumas palavras com cada um. Falou com todos como um pai aos seus filhos, com muita humildade". Disse o dominicano.

A Basílica Liberiana: Santa Maria Maggiore é uma das grandes basílicas patriarcais de Roma. 
É o primeiro templo dedicado a Maria Santíssima no Ocidente. Lá se conservam as relíquias da manjedoura de Jesus e também um ícone de Maria, que é atribuído a São Lucas, o Evangelista.


Ao final, o papa rezou diante do altar onde Santo Inácio de Loyola, o fundador de sua congregação, os jesuítas celebrou missa. E ainda rezou diante do túmulo de São Pio V, pedindo a intercessão de seus santos predecessores.

Nenhum comentário: