Páginas

quinta-feira, 21 de março de 2013

Entronizado o novo Arcebispo de Cantuária

Justin Welby foi entronizado nesta quinta-feira, 21, em uma cerimônia solene na Catedral de Cantuária, em Londres, como o 105° Primaz da Igreja Anglicana, que possui 77 milhões de fiéis em todo o mundo. O Príncipe Charles e sua esposa Camila, o Primeiro-ministro britânico David Cameron e representantes de diversas religiões participaram da celebração.



Welby, 56 anos, um antigo empresário da indústria petrolífera, é casado e tem cinco filhos. Ele substitui ao Dr. Rowan Williams, após ter sido eleito em 9 de novembro passado, tendo assumido o cardo em janeiro.
Entre os temas sensíveis que o novo prelado enfrentará estão o debate na Igreja Anglicana sobre a ordenação de mulheres como Bispo, fato rechaçado pelo Sínodo Anglicano em dezembro passado. Proveniente da ala conservadora da Igreja Anglicana, Welby se mostrou favorável à idéia de que “o matrimônio é uma união de toda uma vida de um homem com uma mulher”, admitindo que “existem relações gays que são surpreendentes quanto a sua qualidade”.




O novo líder anglicano substitui como arcebispo a Rowan Williams, da ala mais liberal da Igreja Anglicana, que era primaz desde 2002.




Me comprometo solenemente perante vocês em servir a comunhão anglicana para juntos proclamarmos o Evangelho de Cristo e reconhecer a Deus, assim como para derrubar aqueles muros que nos separam, afirmou Welby durante a cerimônia.

Welby senta sobre a Cátedra de Santo Agostinho de Cantuária, o Arcebispo Católico conhecido como Apóstolo da Inglaterra

Na sua primeira homilia como Arcebispo de Cantuária, Welby se mostrou “otimista em relação ao futuro da fé cristã no mundo” e agradeceu a presença, na Catedral, de “irmãos e irmãs” de diversas religiões.
A tradicional cerimônia de entronização teve toques inovadores, como a presença de um grupo de dança tradicional africana que dançou na Catedral após a designação solene do novo Arcebispo. 

Cfr.: http://www.news.va/pt/news/justin-welby-entronizado-como-novo-primaz-da-igrej

Nenhum comentário: