Páginas

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ordenações sacerdotais para a Obra

No último sábado, 04 de maio, na Basílica de Santo Eugênio em Roma, Dom Javier Echevarría o prelado do Opus Dei e da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz ordenou sacerdote a 31 numerários.


Homilia na ordenação presbiteral dos diáconos da Prelazia

Queridos ordinandos, Queridos irmãos e irmãs. 


Nas últimas semanas, temos assistido e protagonizado um grande evento na vida da Igreja: o início de um novo pontificado. Testemunhas, porque nós vimos mais uma vez a ação soberana do Espírito Santo, que transcende as expectativas humanas. E as prtotagonistas, porque, como membros vivos da Igreja, oramos muito para que estas circunstâncias possam nos encorajar, a todos os católicos afim de trabalhar mais na santificação pessoal e de apostolado.


Está presente para nós um Cristo glorioso , vencedor do pecado e todo o mal. O Senhor quer que todos nós vamos fazer isso nos ambientes domésticos, sociais e profissionais, em que nos encontramos. A vocação divina que São Josemaria ensinou nos dá uma missão nos convida a participar na tarefa singular da Igreja, para ser bem testemunho de Cristo diante de nossos pares e os homens levam a Deus todas as coisas [1] .


Convido então, para perguntar se a alegria ea boa vontade que vivemos por ocasião da eleição do Romano Pontífice, e nestes dias de Páscoa, que forjaram em decisões concretas para a melhoria pessoal, o zelo pela salvação das almas. Não podemos contentar com bons sentimentos, mas devemos nos esforçar, com a ajuda de Deus para traduzir em realidade prática.



Opus Dei -

Hoje vê a ordenação sacerdotal, um grande dom de Deus à sua Igreja, e isso pode e deve assumir, para todos, um impulso para exercer a alma sacerdotal ao serviço dos outros. A primeira leitura fala do exemplo de Paulo e Barnabé, homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo ( Atos 15, 26). Na verdade, valentemente defendeu as características essenciais da fé cristã contra aqueles que distorcem. Temos muito a sério se engajar na defesa e propagação da fé. 




Agora que estamos na segunda parte do Ano da Fé, podemos analisar se pedimos ao Senhor aumentou fortemente esta virtude com a esperança ea caridade, sabendo que é um dom de Deus que não podemos alcançar com nossa própria força. Abundantemente o privilégio de adquirir os sacramentos, através dos quais Jesus nos envia o Espírito Santo do Pai. Deixe-nos, em particular, para se preparar melhor para muitos frutos com Confissão e da Eucaristia, que são as principais fontes de graça. A segunda leitura nos mostrou a nova Jerusalém, a cidade santa que desce do céu da parte de Deus, refletindo a glória de Deus ( Ap 21, 10-11). É um apelo à pátria definitiva fortemente desejada onde o Senhor foi preparar um lugar (cf. Jo 14, 2-3). 


A Solenidade da Ascensão do Senhor, que celebraremos na próxima semana, é um convite a não perder de vista a nossa morada final é o céu, uma verdade que, ao mesmo tempo, dá sentido à nossa existência na Terra. 


Na verdade, escreve São Josemaria vocação cristã nos revela a reconhecer o significado de nossa existência.Está convencido, com o brilho da fé, a razão da nossa realidade terrena. A nossa vida, o presente, o passado e vir, adquire uma nova dimensão, uma profundidade não suspeitava anteriormente. Todos os eventos e acontecimentos que agora sua verdadeira perspectiva: entendemos que Deus está nos guiando, e sentimos oprimidos por essa tarefa que nos foi confiada [2] .





Dirijo-me agora aos novos sacerdotes . Considere-se, meus filhos, as palavras do Evangelho de João que ouvimos. Na privacidade da Última Ceia, após a instituição da Eucaristia e do sacerdócio, Jesus disse: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada ( Jo 14, 23 ). Logo, o Espírito Santo virá sobre ti de uma maneira nova. Você receberá sua unção, que vai fazer você viver instrumentos da graça de Deus, através do poder de consagrar in persona Christi, o Corpo eo Sangue de Nosso Senhor, o poder de perdoar os pecados e comissionados para pregar a Palavra de Deus com o seu autoridade. Ele é compatível com a nossa pequenez grandeza: o Senhor confia em nós esses dons para que possamos guiar as almas para a vida eterna.



Rezemos com São Josemaria, para todos os sacerdotes , a graça de realizar coisas santas santos, para refletir em nossas vidas as maravilhas da grandeza de Deus [3] . Uma boa maneira de atingir esse objetivo é amar a cada dia mais sagrado do anfitrião. Pense mais vezes nesse ponto Path : tratá-lo bem, tratá-lo bem [4], convém lembrar outras palavras do fundador do Opus Dei. Por ocasião de uma ordenação sacerdotal de fiéis do Opus Dei, escreveu:serão ordenados para servir. Não para comandar, não para brilhar, mas para entrar em silêncio infinito e divino, o serviço de todas as almas [5] .

Meus filhos, você deve deixá-los a pensar apenas das almas que estão confiados aos vossos cuidados pastorais. "O sacerdote , que deixa pouco de si, disse recentemente o Papa Francisco, ao invés de ser mediador, torna-se, gradualmente, um intermediário, um gerente ' [6] . E deve ser o mediador entre Deus e o homem em Cristo Jesus (cf. Hb 5, 1-3) para a graça divina que vivifica tudo.



Antes de terminar, convido-vos a rezar muito pelo Santo Padre, especialmente nos primeiros meses de seu ministério como Supremo Pastor, ore também para seus companheiros no governo da Igreja, os bispos e os sacerdotes do mundo, pelas vocações sacerdotais. E, claro, para estes novos sacerdotes da Prelazia. 

Congratulo-me especialmente com suas famílias, que têm colaborado com a oração, o bom exemplo e de maneiras diferentes à sua vocação sacerdotal. Eu digo sempre, mas mais especialmente nestes tempos: é o dever de todos os cristãos a rezar todos os dias para que o Senhor envie muitos seminaristas em todo o mundo. Vamos tomá-lo como uma obrigação alegre. Que a Virgem Mãe de todos e especialmente dos sacerdotes , nos abençoe e nos proteja sempre. 


Assim seja. Louvado seja Jesus Cristo 


[1]São Josemaria, É Cristo que passa , n. 45. 

[2] Ibid . 
[3] São Josemaria, Homilia Sacerdote para a eternidade , 13, 1973. 
[4] São Josemaria,Caminho , n. 531. 
[5] São Josemaria, Homilia Sacerdote para a eternidade , 13, 1973. 
[6] Papa Francisco, Homilia na Missa Crismal, 28-III-2013.

Nenhum comentário: