Páginas

sábado, 18 de maio de 2013

Novo Patriarca de Lisboa

Sua Santidade o Papa Francisco nomeou na manhã deste sábado, 18 de maio, um novo Arcebispo-Patriarca de Lisboa. Atendendo a solicitação da renúncia de Dom José da Cruz, Cardeal Policarpo que completou 75 anos em fevereiro de 2011. 



 Dom Manuel José Macário do Nascimento Clemente, 

Para sucedê-lo nomeou o atual Bispo do Porto, Dom Clemente, de 64 anos, oriundo do clero lisboense, que foi Bispo-Titular de Pinhel e Auxiliar de Lisboa de 1999 até 2007, quando foi transferido para a Sé do Porto. 

Formado em  História na Faculdade de Letras de Lisboa, ingressou em 1973 no Seminário Maior dos Olivais. Formou-se depois em Teologia na Universidade Católica Portuguesa em 1979, onde atualmente é professor de História da Igreja


Para além disso, presidiu ainda ao Centro de Estudos de História Religiosa da mesma universidade, e participa semanalmente no programa Ecclesia e no Programa "O Dia do Senhor", da Rádio Renanscença.

Desde que o velho Cardeal Policarpo apresentou sua renúncia o nome de Manuel Clemente circulava entre os prováveis sucessor a Sé de Lisboa. Oriundo daquele clero, é conhecido e estimado por muitos, além de ser considerado um homem sábio e muito capaz. 

Nenhum comentário: