Páginas

quarta-feira, 29 de maio de 2013

O primeiro Bispo do Rio Grande do Sul

Hoje completa-se 160 anos da Sagração Episcopal de Dom Feliciano José Rodrigues de Araújo Prates, primeiro Bispo do Rio Grande do Sul.



Filho de João Nepomuceno de Carvalho e de Maria Leocádia Xavier Prates, Feliciano nasceu em 13 de julho de 1781 na localidade de Aldeia dos Anjos, atualmente Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre.

Foi enviado com seu irmão Felisberto para o Rio de Janeiro, onde estudou no Seminário de São José da Lapa, onde foi ordenado em 25 de julho de 1804. Após a ordenação sacerdotal, permaneceu no Rio de Janeiro, sendo nomeado Capelão Militar na Fortaleza do Morro da Conceição.


Em 1805 retornou ao Rio Grande de São Pedro, prestando serviços religiosos no Exército por 30 anos. 

Demitindo-se do Exército, recolheu-se em Capivari, freguesia de Rio Pardo, onde possuía uma pequena Estância. No tempo da Revolução Farroupilha, atendeu interinamente o curato de Santa Bárbara de Encruzilhada e em meados de 1842, mudou-se definitivamente para Encruzilhada do Sul, onde paroquiou, até sua sagração como Bispo. 



Foi nomeado, por decreto imperial de 05 de maio de 1851 de Dom Pedro II, como primeiro Bispo da recém criada Diocese de São Pedro do Rio Grande do Sul em 27 de setembro de 1852, pelo 


Foi sagrado, há 160 anos, atrás em 29 de maio de 1853 na capela do mosteiro de São Bento por  Dom Manuel do Monte Rodrigues de Araújo, Conde do Irajá. 

Tomou posse na Catedral de Porto Alegre em 3 de julho de 1853.



Dentre as diversas atividades e ações tomadas na condução de seu episcopado, destaca-se a fundação do primeiro Seminário na Província, em um primeiro momento instalado em um prédio alugado, e a iniciativa da construção do futuro Seminário Nossa Senhora Madre de Deus (atual edifício da Cúria Metropolitana de Porto Alegre).

Faleceu, após cinco anos de governo diocesano, de uma rápida enfermidade (um ataque de erisipela). Seus restos mortais repousam na Catedral Metropolitana Madre de Deus de Porto Alegre. 

Nenhum comentário: