Páginas

sábado, 24 de janeiro de 2009

Os Irmãos Lassalistas (de La Salle)



O Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, FSC, Fratum Scholarum Christianorum (mais conhecidos em alguns locais como Irmãos de La Salle ou Irmãos Lassalistas) é uma congregação religiosa de monges laicos fundada por São João Batista de La Salle.

Não formam uma ordem religiosa tradicional e se encontram dentro da Igreja Católica no espaço da vida consagrada. Este instituto foi aprovado pela Santa Sé como uma congregação religiosa em 26 de Janeiro de 1725 pelo Papa Bento XIII. A congregação reúne cerca de 7.100 irmãos e educa aproximadamente um milhão de alunos em mais de 85 países.

É a única associação religiosa que obteve sua permissão por intermédio de uma Bula Papal, pelo motivo de ser uma congregação muito diferente das demais existentes e seu fim é a educação da infância à juventude. Anteriormente à aprovação papal, obteve as Letras Patentes em 28 de Setembro de 1824, outorgadas pelo Rei francês Luís XV, as quais lhe permitiram sua posterior adaptação na Santa Sé.

Seu atual Superior Geral é o Irmão Álvaro Rodríguez Echeverría.(foto)

No Brasil, os Lassalistas estão presentes desde 1907, quando fundaram a sua primeira escola para os filhos dos operários que residiam no bairro Navegantes, em Porto Alegre. São hoje, mais de 200 Irmãos e 2500 educadores, em 43 Comunidades Educativas, que atendem mais de 50 mil crianças, jovens e adultos, em 11 estados brasileiros
Atualmente, o ministério dos Irmãos se desenvolve junto a uns 60.000 colaboradores seculares e mais de 750.000 alunos em 85 países.

Nenhum comentário: