Páginas

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Congresso Ecclesia in America


De 09 a 12 de dezembro no Vaticano acontece o Congresso Internacional Ecclesia in America. 

O objetivo deste congresso é comemorar os 15 anos da Exortação Apostólica Ecclesia in America do Beato João Paulo II e os 481 anos da Aparição de Nossa Senhora de Guadalupe ao Beato Juan Diego Cuauhtlatoatzin.

O evento é promovido pela Pontifícia Comissão para a América Latina, os Cavaleiros de Colombo e o Instituto Superior de Estudos Guadalupanos.



A missa de abertura do congresso foi presidida pelo Eminentíssimo Sr. Cardeal Marc Ouellet, PSS, Prefeito da Congregação para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. Em sua homilia o purpurado sublinhou que "no limiar do terceiro milênio cristão e num momento em que muitas barreiras e fronteiras ideológicas caíram, a Igreja sente absolutamente o dever de se unir espiritualmente aos povos que formam este grande continente e também, movida pela missão religiosa que lhe é própria, impelir o espírito de solidariedade entre todos eles".



Disse ainda o Cardeal canadense que a "Igreja na América tem necessidade de retomar o apelo do Sínodo de 1999 que é relançado pela Igreja universal através do recente Sínodo sobre a Nova Evangelização, um apelo à conversão, comunhão profunda e solidariedade concreta e criativa entre o norte e o sul do continente".

Cardeal Marc Ouellet, PSS, 
Prefeito da Congregação para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.
A quem cabe a função de presidir em nome do Santo Padre o Congresso.

Papa Bento XVI saudou os participantes do Congresso:



Após a missa de abertura do Congresso Internacional Ecclesia in America. O Santo Padre saudou os conferencistas, frisando que é um presente de Deus a realização desse congresso logo após o início do Ano da Fé e pouco depois do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização.

Bento XVI disse: "O meu venerado predecessor, o Beato João Paulo II, teve a intuição profética de incrementar as relações de cooperação entre as Igrejas das Américas do Norte, Central e do Sul, e despertar uma maior solidariedade entre suas nações. Hoje, esses propósitos merecem ser retomados para que a mensagem redentora de Cristo seja colocada em prática com maior afinco e produza abundantes frutos de santidade e renovação eclesial".



"O tema que norteou as reflexões daquela assembleia sinodal pode servir também de inspiração para os trabalhos desses dias: O encontro com Jesus Cristo vivo, caminho para a conversão, comunhão e solidariedade na América. Com efeito, o amor ao Senhor Jesus e a potência de sua graça irão se enraizar cada vez mais intensamente no coração das pessoas, famílias e comunidades cristãs de suas nações para que nelas se avance com dinamismo pelos caminhos da concórdia e do justo progresso"- Disse ainda o Pontífice.
A Exortação Apostólica Ecclesia in America do Beato João Paulo II apontava desafios e dificuldades que são ainda atuais. Bento XVI afirmou que "Com efeito, o secularismo e diferentes grupos religiosos se expandem por todos os lados, dando lugar a numerosas problemáticas". "Como não se preocupar com as dolorosas situações de emigração, desarraigamento ou violência, especialmente aquelas causadas pela delinqüência organizada, narcotráfico, corrupção ou comércio de armamentos? Que dizer das lastimáveis desigualdades e das bolsas de pobreza provocadas pelas questionáveis medidas econômicas, políticas e sociais?"



O Santo Padre encerrou sua alocução confiando o congresso a Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América e exortando a todos a viver no amore na verdade, que é Jesus Cristo: "Todas essas importantes questões precisam de um esmerado estudo. A Igreja Católica tem a convicção de que a luz para uma solução adequada só pode vir do encontro com Jesus Cristo vivo que suscita atitudes e comportamentos cimentados no amor e na verdade. Esta é a força decisiva para a transformação do Continente americano"

Nenhum comentário: