Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Faleceu o Sr. Cardeal Glemp

 (18 de dezembro de 1929 - 23 de janeiro de 2013)

O cardeal Josef Glemp, que conduziu a Igreja Católica polonesa na transição do comunismo à democracia, faleceu em Varsóvia, aos 83 anos de idade, devido a um câncer no pulmão. Junto ao Beato João Paulo II, de saudosa memória, foi um dos homens que mais se levantou contra o mau do comunismo que imperava em sua terra patrícia. 
Glemp nasceu em Inowroclaw, na Polônia, em 18 de dezembro de 1929. Foi sequestrado durante a Segunda Guerra Mundial a fim de trabalhar forçadamente na Alemanha nazista, finda a guerra, ele continuou seus estudos e ingressou mais tarde no Seminário de Gniezno e foi ordenado sacerdote em 1956.
Após especializar-se em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma em 1964, voltou à Polônia e deu aulas no próprio Seminário de Gniezno e na Academia de Teologia de Varsóvia.


De 1967 a 1979, Glemp foi, além de secretário pessoal do cardeal primaz Stefan Wyszynski, membro da Comissão para Revisão do Direito Canônico, capelão de diversos conventos e professor da Academia de Teologia Católica de Varsóvia.


A partir de 1979 foi bispo de Warmia, até que em 1981 passou a ser Arcebispo Metropolitano de Gniezno-Varsóvia e Primaz da Polônia, após o falecimento de Wyszinski. Dois anos depois foi criado cardeal pelo Beato papa João Paulo II, seu amigo pessoal.
Entre 1981 e 2004, também foi presidente da Conferência Episcopal polonesa, exercendo a condição de primaz da Polônia até 2009, quando tornou-se emérito.


Nenhum comentário: