Páginas

terça-feira, 2 de abril de 2013

Aniversário da Ordenação Sacerdotal de Pio XII


Sua Santidade Pio XII

Eugênio Maria Giuseppe Pacelli nasceu em Roma em 1876 e faleceu em 1958, na residência papal de Castel Gandolfo. O papa que recebeu a alcunha de "Pastor Angelicum" foi o baluarte da paz, durante o período da Segunda Guerra Mundial. 

De uma nobre família romana, Pacelli era um homem alto e esguio. Conta-se que sofreia de disfemia, a popular gagueira, mas que durante anos empenhou esforços em diversos tratamentos para curar sua fala. Credita-se a isso sua maneira pausada de falar.

No ano de 1894 iniciou seus estudos de teologia, na Universidade Gregoriana, enquanto residia no tradicional Almo Colégio Caprânica. Estudou um pouco de filosofia, entre 1895 e 96 na Universidade La Sapienza. A partir de 1899 passa a Universidade Lateranense, onde obtêm licenciatura em Direito, civil e canônico.

Eugênio Pacelli além da gagueira possuía uma saúde fraca e debilitada. Quase não chegou a residir ao seminário, recebeu licença para dormir em casa, sempre que necessário.

Todavia, este jovem cidadão romano foi considerado um dos estudantes mais brilhantes que a cidade eterna já vi. Quando assumiu o papado conta-se que era o mais sábio e inteligente de todos os homens de então.

O futuro Pio XII foi ordenado sacerdote por um amigo da família, depois criado Cardeal, o Sr. Arcebispo Francesco di Paola Casseta em 02 de abril de 1899, portanto, há exatos 114 anos!





Nenhum comentário: