Páginas

sábado, 13 de abril de 2013

Um novo Conselho Papal

O Santo Padre o Papa Francisco dando provas de sua colegialidade para com seus venerados irmãos no episcopado e sua íntima relação com o sacro colégio de cardeais resolveu por bem, criar um grupo para lhe aconselhar no governo da Igreja e para estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor bonus, do Beato Papa João Paulo II, sobre a Cúria Romana.

Ao que se sabe esta iniciativa do Santo Padre é fruto de uma reflexão feita nas assembleias gerais pré-conclave que elegeram Jorge Mario Bergoglio, o então Arcebispo de Buenos Aires como Papa Francisco, há exatos 30 dias atrás. 

Os Cardeais e o Bispo eleitos para formar o seleto grupo provém de condições diversas e lugares distintos, são homens conhecidos da Cúria Romana e tem perfis bastante expressivos. 

Nomes fortes como o do Cardeal O'Malley, de Boston, que pôs "ordem na casa" após os escândalos sexuais cometidos pelo clero e o do Cardeal hondurenho Maradiaga, conhecido pelas causas sociais na América Latina fulguram entre os eleitos. 

Chama-nos atenção que o atual secretário de estado, o salesiano, Cardeal Tarcísio Bertone não foi convocado a formar o grupo que irá assessorar Sua Santidade. Talvez seja um claro sinal de que, em breve, o Papa poderá reconduzir outro homem a alto cargo da secretária de estado da Santa Sé. 



O grupo escolhido pelo Santo Padre é formado por dois italianos, incluindo um não-cardeal, e por purpurados provenientes do Chile, Índia, Alemanha, República Democrática do Congo, EUA, Austrália e Honduras. 

Oscar Andrés Maradiaga Rodríguez S.D.B.
Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras)
Presidente da Comissão


Giuseppe Bertello
Presidente da Governadoria do Estado da Cidade do Vaticano

Francisco Javier Errazuriz Ossa
Arcebispo emérito de Santiago do Chile

Oswald Gracias
 Arcebispo de Bombay (India)

Reinhard Marx
Arcebispo de Munique e Fresinga (Alemanha)

Laurent Monswengo Pasinya 
Arcebispo de Kinshasa (República Democrática do Congo)

Sean Patrick O’Malley
 O.F.M. Cap., Arcebispo de Boston (EUA)

George Pell
 Arcebispo de Sidney (Austrália)

Marcello Semeraro
Bispo de Albano (Itália)
que ainda não é cardeal, mas será o Secretário

Nenhum comentário: