Páginas

domingo, 21 de abril de 2013

Papa ordena novos sacerdotes

Por Seminaristas Ânderson Barcelos e Luiz Afonso 



Hoje, 21 de abril, no dia em que a Igreja celebra o domingo do Bom Pastor e concomitantemente o 50° dia de oração pelas vocações, o Santo Padre o Papa Francisco ordenou na Basílica de São Pedro a 10 jovens sacerdotes para sua Diocese de Roma. 




A ordenação presbiteral foi concelebrada pelo Cardeal Agostino Valini, Vigário-Geral de Sua Santidade para a diocese de Roma, pelos bispos auxiliares e pelos superiores dos seminaristas. 

Entre os novos sacerdotes, inclui-se um engenheiro argentino, da mesma nacionalidade do Papa, dois indianos, um croata e seis italianos, tendo o mais velho 44 anos e 26 o mais jovem. 

Um dos diáconos que vai receber o segundo grau do sacramento da Ordem é filho de um pastor anglicano convertido, encontrando-se também no grupo um diplomado em Ciências Políticas.

Na celebração que ocorreu na Basílica de São Pedro o papa manteve sua homilia curta e objetiva, onde exortou os neo-sacerdotes a viverem com fecundidade e santidade seu ministério: "Sede pastores, não funcionários! Sede mediadores, não intermediários!"


O Papa, ao contrário do que fez em suas outras grandes celebrações eucarísticas portou uma outra casula e mitra. Desta vez, Francisco fez uso de uma casula que pertencia ao Beato João Paulo II e que paramentou Bento XVI na beatificação de seu antecessor em 1º maio 2011.

Todos esperávamos ver a férula papal de Bento XVI, já que o serviço litúrgico Pontífice anunciou a alternância entre a férula de Bento de  Paulo VI, mas parece que o Papa optou por permanecer com a chamada férula conciliar. 













O latim, a língua oficial da Igreja nos Ritos litúrgicos e canônicos, se fez ausente na Santa Missa.O grandioso idioma foi substituído pelo italiano, tal qual João Paulo fez em seus últimos anos de pontificado.








Nenhum comentário: