Páginas

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Oito anos com Bento XVI

Fumaça branca na Capela Sistina: um dos mais breves conclaves da história da Igreja era finito. O sacro colégio cardinalício cumpriu a sua função mais ilustre: eleger o sucessor de São Pedro. 


No balcão da monumental basílica surge o Cardeal Protodiácono, o chileno Jorge Arturo Medina Estévez, a quem cabe anunciar o "Habemus Papam". Joseph Ratzinger, um alemão quase romano, era eleito para ser o Bispo de Roma e governar com solicitude pastoral a porção do Povo de Deus, grei confiada a ele pela própria ação do Espírito na Igreja de Cristo.

Era 19 de abril de 2005 quando vimos um senhor quase octogenário surgir timidamente e definir-se "simples e humilde trabalhador da Vinha do Senhor". Ele abençoou a todos e deu as costas ao mundo. Estava eleito o sucessor de Pedro, o sucessor do grande João Paulo II a quem vimos governar por mais 25 anos.


Oito anos mais tarde, nos arredores da mesma basílica, com o mesmo colégio cardinalício uma surpresa: Bento XVI, o pastor alemão, estava renunciando. O papa anunciou em 11 de fevereiro que deixaria a Cátedra de São Pedro em 28 de fevereiro, às 20 horas do horário de Roma.

Ratzinger abandonou o timão da barca de Pedro para terminar sua existência terrena no silêncio da oração. Desde então reside no Mosterio Mater Ecclesiae, onde permanece rezando pela Igreja e por seu sucessor, o Papa Francisco.

Querendo fazer jus ao seu breve, mas, profícuo Pontificado escrevemos oito matérias sobre diversos aspectos da vida e da ação pastoral que Bento teve ao longo dos seus quase oito anos de serviço à Igreja, como sucessor de São Pedro e Bispo de Roma.

Confira:

21 de fevereiro: Bento, homem da Comunicação Social;
22 de fevereiro: Bento, homem da Teologia;
23 de fevereiro: Bento, homem da Fé e da Razão;
24 de fevereiro: Bento, homem da Arte da Cultura;
25 de fevereiro: Bento, homem de Relação;
26 de fevereiro: Bento, homem da Caridade Pastoral; 
27 de fevereiro: Bento, homem da Liturgia;
28 de fevereiro: Bento, homem da Humildade e da Renúncia. 

Esperamos que nosso leitores possam fazer uma boa leitura e aprendam do pontificado deste grande homem, dom da providência para a Igreja no século XXI. 

Nenhum comentário: