Páginas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Mensagem do Papa para a Quaresma de 2013


Acredite na caridade levanta caridade
"Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós"
 ( 1 Jo 4:16)

Queridos irmãos e irmãs, 
a celebração da Quaresma, no contexto do " Ano da Fé , nos dá uma valiosa oportunidade para refletir sobre a relação entre fé e caridade entre acreditar em Deus, o Deus de Jesus Cristo, eo amor, que é o resultado da ação Espírito Santo e nos guie no caminho da devoção a Deus e aos outros.

 1. a fé em resposta ao amor de Deus

Já na minha primeira Encíclica eu ofereci algum elemento para capturar a estreita relação entre estas duas virtudes teologais, fé e caridade. A partir da afirmação fundamental do apóstolo João: "E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós" ( 1 Jo 4:16), lembrou que "ser cristão não é uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e um rumo decisivo ... Uma vez que Deus nos amou primeiro (cf. 1 Jo 4,10), o amor já não é um «mandamento», mas é a resposta ao dom do amor com que Deus vem a nós "( Deus Caritas Est , 1). A fé cristã é o compromisso pessoal - que inclui todas as nossas faculdades - a revelação da gratuidade e "apaixonado" que Deus tem para nós e que se revela plenamente em Jesus Cristo. O encontro com o amor de Deus que põe em causa não só o coração mas também a mente: "O reconhecimento do Deus vivo é um caminho para o amor, e sim da nossa vontade à d'Ele une intelecto, vontade e sentimento no "acto globalizante do amor. Mas este é um processo que está constantemente em movimento: o amor nunca está "acabado" e completa "( ibid. , 17). Daí para todos os cristãos e, em particular, para "trabalhadores de caridade", a necessidade de fé, de que "o encontro com Deus em Cristo que neles suscite o amor e abra o seu íntimo ao outro, de modo que para o amor ao próximo não é mais um mandamento imposto, por assim dizer, de fora, mas uma consequência resultante da sua fé que se torna operativa pelo amor "( ibid. , 31a). Um cristão é uma pessoa conquistado pelo amor de Cristo, e, portanto, movido por esse amor - " caritas Christi urget nn "( 2 Coríntios 5:14) - é o amor tão profundo e concreto aberto ao próximo (cf. ibid . , 33). Esta atitude vem principalmente a partir da consciência de ser amado, perdoado, e até mesmo serviu ao Senhor, que se inclina para lavar os pés dos Apóstolos e se oferece na cruz para tirar a humanidade no amor de Deus
"A fé nos diz que Deus deu o seu Filho por nós e assim gera em nós a certeza vitoriosa de que isto é mesmo verdade: Deus é amor! ... A fé, que toma consciência do amor de Deus revelado no coração trespassado de Jesus na cruz, suscita por sua vez o amor. O amor é a luz - no final, a única - que ilumina incessantemente um mundo às escuras e nos dá a coragem de viver e agir "( ibid. , 39). Tudo isso nos faz entender como a principal atitude distintivo dos cristãos e seu "amor à terra e moldado pela fé" ( ibid. , 7).

 2. Caridade como uma vida de fé

Toda a vida cristã é uma resposta ao amor de Deus A primeira resposta é tão bem-vinda fé cheios de maravilha e gratidão de iniciativa divina inédito que vai antes de nós e ligações. E o "sim" de fé marca o início de uma história brilhante de amizade com o Senhor, que preenche e dá sentido pleno à nossa existência inteira. Mas Deus não está satisfeito que acolhamos o seu amor incondicional. Ele não apenas o amor, mas quer atrair-nos a Si mesmo, para nos transformar de tal forma profunda para trazer-nos a dizer com São Paulo: Já não sou eu que vivo, mas Cristo vive em mim (cf. Gl 2:20).
Quando deixamos espaço para o amor de Deus, nós somos feitos como Ele, participação em sua própria caridade. Seu amor significa abrir-nos a deixar que Ele viva em nós e levar-nos a amá-Lo, nele e como ele, só então a nossa fé se torna verdadeiramente "atua pelo amor" ( Gl 5:06), e Ele faz sua casa em nós (cf. 1 Jo 4:12).
Fé é saber a verdade e aderir a ela (cf. 1 Tm 2:4); caridade é "andar" na verdade (cf. Ef 4:15). Pela fé, entramos em comunhão com o Senhor, com a caridade que você viver e cultivar esta amizade (cf. Jo 15:14 f). A fé faz-nos abraçar o mandamento do Senhor e Mestre; caridade nos dá a felicidade de a pôr em prática (cf. Jo 13,13-17). Na fé somos gerados como filhos de Deus (cf. Jo 1,12 s), a caridade na verdade torna-nos perseverar na filiação divina trazendo o fruto do Espírito (cf. Gl 5:22). A fé nos permite reconhecer os dons que Deus nos confiou bom e generoso; caridade faz frutificar (cf. Mt 25:14-30).

 3. indissolúvel O entrelaçamento de fé e de caridade

Em face do exposto, é claro que nunca se pode separar ou mesmo opostos fé e caridade. Estas duas virtudes teologais estão intimamente ligadas e é enganoso ver um contraste entre eles ou uma "dialética". Por um lado, está limitando a atitude daqueles que põem ênfase tão forte sobre a prioridade ea determinação de fé para ser subestimado e quase desprezar as obras concretas de caridade e para reduzir esse humanitarismo vago. Por outro lado, no entanto, é igualmente limitar a apoiar uma primazia exagerada de caridade e seu trabalho duro, pensando que as obras de substituir a fé. Por uma vida espiritual saudável é necessário para evitar tanto fideísmo que o ativismo moral.
A vida cristã consiste em uma subida contínua da montanha para se encontrar com Deus e depois para baixo, levando o amor eo poder dele derivado, a fim de servir nossos irmãos e irmãs com o mesmo amor de Deus na Sagrada Escritura ver como o zelo dos apóstolos para anunciar o Evangelho que inspira a fé está intimamente ligada se preocupar com o serviço da caridade para com os pobres (cf. Atos 6:1-4). Na igreja, contemplação e ação, simbolizada, de alguma forma pelas figuras evangélicas das irmãs Maria e Marta, tem que conviver e integrar (cf. Lc 10:38-42). A prioridade é sempre a relação com Deus e com a verdadeira partilha do Evangelho deve estar enraizada na fé (cf. Catequese na Audiência Geral de 25 de abril de 2012). Às vezes, temos a tendência, de fato, para limitar a "caridade", para a solidariedade e ajuda humanitária simples. É importante, entretanto, lembrar que o amor é a maior obra da evangelização, que é o "ministério da Palavra". Não há ação mais benéfica, tão caridosa para com os outros que quebram o pão da Palavra de Deus, fazê-lo compartilhar as Boas Novas do Evangelho, introduzi-lo em um relacionamento com Deus: a evangelização é a promoção maior e integral da pessoa humano. Como escrito pelo Servo de Deus Papa Paulo VI, em Populorum Progressio , é a mensagem de Cristo é o primeiro e principal fator de desenvolvimento (cf. n. 16). E 'a verdade originária do amor de Deus por nós, viveu e proclamou, que abre nossas vidas para receber esse amor e torna possível o desenvolvimento integral da humanidade e de cada ser humano (cf. Enc. Caritas in Veritate , 8).
Basicamente, tudo o Amor e tende ao amor. O amor gratuito de Deus é dado a conhecer através da proclamação do Evangelho. Se acolhê-lo com fé, receber o primeiro contato e indispensável com o divino que pode nos fazer "cair no amor com amor", e, então, viver e crescer neste amor e se comunicar com alegria aos outros.
Sobre a relação entre fé e obras de caridade, uma expressão da Carta de São Paulo aos Efésios resume porventura da melhor maneira a sua relação: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus: não de obras, para que ninguém se glorie. Somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus preparou porque deve andar "(2, 8-10). Percebe-se aqui que toda a iniciativa salvífica vem de Deus, pela sua graça, o seu perdão recebido na fé, mas essa iniciativa, longe de limitar a nossa liberdade e da nossa responsabilidade, ao invés torna autêntica e se movendo em direção as obras de caridade. Estes são principalmente o resultado do esforço humano, a partir do qual se orgulhe, mas nascido da mesma fé, a primavera da graça que Deus dá em abundância. A fé sem obras é como uma árvore sem frutos: estas duas virtudes implicam um ao outro. Quaresma convida-nos apenas com as indicações tradicionais para a vida cristã, para nutrir a fé através da escuta atenta e prolongada a Palavra de Deus ea participação nos sacramentos e, ao mesmo tempo, a crescer no amor, no amor em relação a Deus e ao próximo, mesmo através de indicações concretas de penitência, jejum e esmola.

4. Prioridades de fé, o primado da caridade

Como qualquer dom de Deus, a fé ea caridade trazer de volta a ação de um eo mesmo Espírito Santo (cf. 1 Cor 13), que o Espírito em nós clama: "Abba! Pai "( Gl 4:6), e que nos faz dizer: "Jesus é o Senhor" ( 1 Coríntios 12:3) e "Maranata" ( 1 Cor 16,22; Rev. 22:20).
A fé, dom e resposta, que nos faz conhecer a verdade de Cristo como o amor encarnado e crucificado, plena e perfeita obediência à vontade do Pai e da misericórdia infinita de Deus para com o próximo fé, enraizada nos corações e mentes da firme convicção de que é este O amor é a única realidade vitoriosa sobre o mal ea morte. A fé nos convida a olhar para o futuro com a virtude da esperança, aguardando confiantes de que a vitória do amor de Cristo chega a sua plenitude. Por sua parte, a caridade nos faz entrar no amor de Deus manifestado em Cristo, se juntar a nós em uma doação pessoal e existencial a declaração total e sem reservas de Jesus ao Pai e aos outros. Incutir em nós a caridade, o Espírito Santo torna-nos participantes da sua dedicação a Jesus Deus filial e fraterno para cada ser humano (cf. Rm 5:5).
A relação entre essas duas virtudes é semelhante à que existe entre dois sacramentos fundamentais da Igreja: Batismo e da Eucaristia. Batismo ( sacramentum fidei ) precede a Eucaristia ( Sacramentum Caritatis ), mas orientado para ele, que é a plenitude da jornada cristã. Da mesma forma, a fé precede a caridade, mas é autêntica se é coroado. Tudo começa com a aceitação humilde da fé ("saber-se amado por Deus"), mas deve chegar à verdade do amor ("saber amar a Deus e ao próximo"), que permanece para sempre, como o cumprimento de todas as virtudes (cf. 1 Coríntios 13:13).
Queridos irmãos e irmãs, neste tempo de Quaresma, quando nos preparamos para celebrar o evento da Cruz e da Ressurreição, em que o amor de Deus redimiu o mundo e acendeu-se a história, eu desejo a todos a viver este tempo precioso reavivar a fé em Jesus Cristo, para entrar no circuito de seu próprio amor para o Pai e para cada irmão e irmã que encontramos em nossas vidas. Por isso eu levantar a minha oração a Deus, como eu orar comunidade todos e cada um a Bênção do Senhor! 

Vaticano, 15 de outubro de 2012
 Benedictus PP. XVI

Nenhum comentário: