Páginas

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cardeal Darmaatmadja não irá ao Conclave

O Sr. Cardeal Julius Riyadi Darmaatmadja, 78 anos, Arcebispo Emérito de Jacarta, na Indonésia, anunciou que não irá participar do Conclave, segundo informou nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, a agência AsiaNews


Dom Julius alegou problemas de saúde física e afirmou que sua opção é "livre e pessoal".

Contatado por telefone na casa jesuíta Emmaus, um local de repouso para sacerdotes idosos e prelados, em Ungaran, uma cidade ao centro de Java, o cardeal destacou a "deterioração progressiva" de sua condição física, desde que ele deixou a arquidiocese da capital, ao completar 75 anos.

"A principal dificuldade é a vista", disse ele em voz baixa, à AsiaNews. A incapacidade de ler textos e documentos é um obstáculo muito grande para trabalhar de forma independente e serena.

"Estou convencido", disse o cardeal, "não ser capaz de me sentar com os outros cardeais e votar para o novo Papa, por isso eu decidi não ir a Roma para esse evento muito importante e histórico para a Igreja".

Ele acrescentou ainda que "compreende plenamente" a decisão do Papa Bento XVI de renunciar ao Pontificado por motivo de saúde. "Uma experiência que vivi na minha pele, quando era arcebispo de Jacarta e decidi renunciar quando atingi 75 anos", porque para ser bispo de uma cidade metropolitana é necessário "estar boa saúde física".

Em conclusão, o cardeal confessa seu "profundo pesar" pela impossibilidade física de ir a Roma e participar do Conclave, mas está convicto da decisão, que tem como certa, também para não "quebrar o protocolo" e dificultar o trabalho da assembleia cardinalícia. 

Nenhum comentário: