Páginas

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Em Porto Alegre: Nossa Senhora dos Navegantes



Em 02 de fevereiro tradicionalmente uma multidão se reúne em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul,  para celebrar a festa de Nossa Senhora dos Navegantes. 

Neste ano, a 138ª Festa dedicada Virgem levou para as ruas da capital dos gaúchos um verdadeiro "mar de gente". Segundo estimativa da Brigada Militar, cerca de 160 mil fiéis participaram da procissão em honra à Rainha do Mar. Os mais de cinco quilômetros de caminhada entre o Santuário Penitenciário de Nossa Senhora do Rosário e o Santuário dos Navegantes foram marcados pelas demonstrações de fé e de solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos em Santa Maria, no centro do Estado.


Há duas semanas, no dia 20 de janeiro, conforme antiga tradição, a imagem titular de Nossa Senhora dos Navegantes foi levada em solene procissão pelas ruas de Porto Alegre até o centro da capital, no Santuário Nossa Senhora do Rosário. Lá a imagem e os peregrinos foram recebidos pela Banda Marcial da Brigada Militar. A imagem permaneceu no santuário até hoje, nestes dias milhares de pessoas passaram e rezaram junto da Virgem de Navegantes.


Hoje a programação iniciou logo cedo, às 7horas, com Santa Missa no Santuário Nossa Senhora do Rosário, que foi presidida pelo pároco e reitor deste Santuário, Cônego Irineo Brand. Em seguida, os fiéis tomaram as ruas de Ponto Alegre para reconduzir a imagem da padroeira ao seu Santuário de Navegantes, as beiras do rio Guaíba.

A frente da procissão caminhava o Sr. Arcebispo Metropolitano, Dom Dadeus Grings -que sempre fez questão de peregrinar todo o percurso- um de seus Bispos auxiliares, Dom Jaime Spengler, e diversas autoridades civis e militares, entre elas o Sr. Governador do Estado do Rio Grande do Sul,  Tarso Genro, o Sr. Prefeito Municipal de Porto Alegre, José Fortunati e a Centenária Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes.



Muitas pessoas que participaram da caminhada procuraram meios de manifestar a gratidão pelas graças recebidas ou mesmo fazer novos pedidos à Mãe de Deus: Muitas foram as crianças vestidas como anjo; fiéis caminharam descalços rezando o terço, outras pessoas carregavam imagens de santos ou fotos de entes queridos. O andor de Nossa Senhora, em forma de barco, que pesa cerca de 200 quilos, tornou-se ainda mais pesado pela quantidade de flores que os fiéis depositavam aos pés da Mãe.


O mar de fiéis também assumiu a configuração de ‘mar de solidariedade’ para com as vítimas da tragédia de Santa Maria e também para as famílias enlutadas. À frente da procissão, uma faixa lembrou o sentimento de solidariedade de cada fiel. Muitas pessoas levaram cartazes com fotos dos jovens ou frases que expressaram o desejo de força para as famílias enlutadas. A organização do evento cancelou o show de fogos de artifício e apresentações musicais. Antes mesmo do início da missa solene, presidida pelo Arcebispo Dom Dadeus Grings, foi realizado um minuto de silêncio em respeito às vítimas.

Ao chegar em seu santuário por volta das 10 horas, a imagem foi recebida com chuva de papel picado, balões, pétalas de flores e salva de palmas e gritos de viva. Uma estrutura de palco e som foi montada na parte externa do Santuário para que os fiéis fossem acolhidos e participassem da missa. A imagem da Senhora dos Navegantes foi colocada ao lado do altar para melhor dinamizar o acesso dos fiéis.


O Arcebispo Metropolitano celebrou a missa, concelebrada por diversos sacerdotes de sua diocese, os cantos foram entoados por um grupo de seminaristas do Seminário Maior Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Viamão, e alguns leigos do Santuário.


Em sua homilia Dom Dadeus recordou o Ano da Fé -tema da 138ª Festa da padroeira- o Arcebispo recordou que a fé que recebemos ao longo do tempo e a necessidade de praticá-la em busca da felicidade. Lembrando os vitimados na tragédia em Santa Maria, o pastor da Igreja local destacou que os cristãos caminham em direção da salvação como uma meta maior: “Nós que temos fé, acreditamos que o tempo presente tem o peso de eternidade. A vida não acaba com a morte”, disse o Prelado em alusão as vítimas da tragédia na boate Kiss.
A missa foi concluída, e durante todo o dia seguem no santuários bençãos e orações.





Nenhum comentário: